Noel Rosa

1910 -1937

 

 

     Nascido num parto forçado, onde Noel sofreu fratura,  afundamento do maxilar inferior e ligeira paralisia facial no lado direito do rosto, aos 6 anos de idade seria submetido a uma cirurgia para correção e aos 12 colocou uma prótese.

     Aos 13 anos de idade aprendeu a tocar bandolim com sua mãe. Do bandolim, passou para o violão. Em 1925 - agora dominando o instrumento, participava das serenatas do bairro. Em 1929, juntamente com Noel Rosa, João de Barro e Almirante, formaram o conjunto "Bando de Tangarás". Neste ano compôs suas primeira músicas. Em 1932 ingressou na Faculdade de Medicina, curso que abandonaria por optar pela música.

     Em 1933 já apresentava problemas pulmonares, porém, continuava a vida boêmia, sempre bebendo e acompanhado do cigarro.

     Para tratar de sua saúde, Noel tentou viver em Belo Horizonte, Nova Friburgo e Piraí - porém, não agüentava ficar longe da Vila Isabel.

     Faleceu aos 26 anos de idade, de tuberculose.

     Em apenas 8 anos de atividades, compôs cerca de 250 músicas e teve uns 50 parceiros. Entre seus sucessos, músicas como "Cem mil réis", "Com que roupa", "Gago apaixonado", "João Ninguém", "Palpite infeliz", "Último desejo", entre tantas outras, cantadas até hoje.

  

 

 

 

Composições inéditas

inspiradas por Noel Rosa a Marisa Cajado:

 

Samba em outra cadência

Recordação

* As músicas em bege ainda não estão prontas. Conforme forem sendo

formatadas, serão colocadas no ar, à disposição dos leitores e visitantes do site.

Créditos:

Imagem : Tela Marisa Cajado

 

Midi: "Feitiço da Vila - Noel Rosa ?"

http://www.beakauffmann.com/mpb_f/feitico-da-vila.htmlNoel Rosa e I.G.de Loyola

 

Livro de Visitas

Clique na clave de sol

 

         

 

©  Copyright 2002 e 2003  Marisa Cajado  -  Todos os direitos reservados*

*É expressamente proibida, por lei, a divulgação desta página em outro site ou qualquer outro modo de veiculação  sem a autorização expressa dos autores ou dos detentores de copyright do texto, das imagens, dos arquivos de som, da formatação e dos demais elementos que compõem a página.

 

Direitos autorais protegidos pela lei 9.610/98.