Herivelto Martins

1912 -1992

 

 

      

   Nascido no distrito de Rodeio/RJ - atual Engenheiro Paulo de Frontin, com três anos de idade já podia ser visto declamando versos escritos pelo pai, Félix Martins, agente ferroviário e agitador cultural da região. Em 1917 mudou-se com a família para Barra do Piraí (RJ), onde começou a atuar em peças teatrais e dedilhar os primeiros acordes no violão e no cavaquinho. É de 1921 o seu primeiro samba, "Nunca Mais", que não chegou a ser gravado.

     Quando completou 18 anos fugiu para o Rio de Janeiro, onde trabalhou numa barbearia no morro de São Carlos, berço dos sambistas do Estácio. Em 1971 foi eleito presidente do Sindicato de Compositores do Rio de Janeiro, mas foi impedido pela ditadura militar de tomar posse, acusado de subversivo.

     Foi casado com Dalva de Oliveira, união da qual nasceu Peri Ribeiro. No fim da década de 40 Herivelto e Dalva separaram-se, dando início a uma tumultuada polêmica musical que duraria cerca de dois anos, com participação de todos os jornais e revistas da época.

     No atual estágio de vida as composições que nos inspirou são doces e de uma poesia inconfundível. Foram captadas três composições.

       

 

 

 

Composições inéditas

inspiradas por Herivelto Martins a Marisa Cajado:

 

Meu morro

Paz no poente

Confiança

* As músicas em bege ainda não estão prontas. Conforme forem sendo

formatadas, serão colocadas no ar, à disposição dos leitores e visitantes do site.

Créditos:

 

Imagem : Tela Marisa cajado

Música: Ave Maria no morro Herivelto Martins

http://www.beakauffmann.com/mpb_n/avemarianomorro

Livro de Visitas

Clique na clave de sol

         

 

©  Copyright 2002 e 2003  Marisa Cajado  -  Todos os direitos reservados*

*É expressamente proibida, por lei, a divulgação desta página em outro site ou qualquer outro modo de veiculação  sem a autorização expressa dos autores ou dos detentores de copyright do texto, das imagens, dos arquivos de som, da formatação e dos demais elementos que compõem a página.

 

Direitos autorais protegidos pela lei 9.610/98.