Francisco Alves

1888 -1952

 

 

     Francisco de Morais Alves, cantor, compositor e violonista, nasceu no dia 19 de agosto de 1898 na cidade do Rio de Janeiroe faleceu em um acidente automobilístico na rodovia Dutra, entre Pindamonhangaba e Taubaté/SP, no dia 27de setembro de 1952, aos 54 anos.

     Foi engraxate e, a partir de 1916, operário em fábricas de chapéus. Quando a família não tinha dinheiro, Chico, ainda garoto, cantava nas ruas imitando o seu ídolo, Vicente Celestino. Teve aulas de canto lírico por três meses com o maestro Sante Athos. Sua carreira de cantor começou em 1918, no pavilhão do Meyer, na Companhia João de Deus-Martins Chaves e depois no Circo.

     Era conhecido como o Midas da canção.

     O "Rei da Voz" sempre seria e será uma das mais belas e importantes de vozes do nosso cancioneiro. Divulgou autores, descobriu talentos, compôs sucessos como "Samba de Verdade", "Amor de malandro", "Perdão" e outras, além de composições com diversos parceiros.

       

 

 

 

Composições inéditas

inspiradas por Chico Alves a Marisa Cajado:

 

Criança brasileira

Teu destino diz

Este alguém

Hoje eu sei

Toque divino

Venho de longe

Criança feliz

 

* As músicas em bege ainda não estão prontas. Conforme forem sendo

formatadas, serão colocadas no ar, à disposição dos leitores e visitantes do site.

 

Créditos:

Imagem: Tela Marisa Cajado

Midi: "A voz do violão"

http://www.beakauffmann.com/mpb_a/a-voz-do-violao.html

 

 

Livro de Visitas

Clique na clave de sol

         

 

©  Copyright 2002 e 2003  Marisa Cajado  -  Todos os direitos reservados*

*É expressamente proibida, por lei, a divulgação desta página em outro site ou qualquer outro modo de veiculação  sem a autorização expressa dos autores ou dos detentores de copyright do texto, das imagens, dos arquivos de som, da formatação e dos demais elementos que compõem a página.

 

Direitos autorais protegidos pela lei 9.610/98.