BIOGRAFIA DE VINICIUS DE MORAES

Nascido na cidade do Rio de Janeiro, formou-se em direito em 1933, ano em que lançou seu primeiro livro de poesias, embora já fosse compositor, em parceria com Paulo e Haroldo Tapajós.
Depois de formado, cursou Língua e Literatura inglesas em Oxford, foi crítico de cinema e Cônsul do Brasil, afastado pelo Governo Militar.
Sua obra poética é extensa, caracterizada por um lirismo amoroso de teor atual. Os sonetos de Vinícius impressionam pelo conteúdo e forma. Aborda, ainda, além do amor, temas sociais e políticos. Sua paixão pela música data de 1927, quando já começa a compor com Paulo e Haroldo Tapajós, mas só se firma nesta área de atuação em 1950.
Consagrou-se à época da bossa nova, embora seus livros já fossem
muito conhecidos e sua poesia admirada.

Dentre seus parceiros, nomes de peso da nossa música popular, como Tom Jobim, Paulo e Haroldo Tapajós, Pixinguinha, Baden Powell, Ary Barroso, Francis Hime, Alex Viany, Edu Lobo, Carlos Lyra, Chico Buarque, Toquinho - seu parceiro de 1970 até o fim.

Siga a flecha para mudar de página

 

Livro de Visitas

Clique na clave de sol

 

 

©  Copyright 2002 e 2003  Marisa Cajado  -  Todos os direitos reservados*

*É expressamente proibida, por lei, a divulgação desta página em outro site ou qualquer outro modo de veiculação  sem a autorização expressa dos autores ou dos detentores de copyright do texto, das imagens,

dos arquivos de som, da formatação e dos demais elementos que compõem a página.

 

Direitos autorais protegidos pela lei 9.610/98.