WALT DISNEY


O grande gênio Walt Disney, que tanto encantou a alma infantil, também faz parte dos cancioneiros.

Quando esteve no Brasil criou o personagem Zé Carioca, inspirado em José Patrocínio de Oliveira chamado por Zezinho, que era do banjo, cavaquinho, bandolim, violão e dos outros instrumentos que dominava, como o violão tenor e a guitarra havaiana.


Foi um grande divulgador da música brasileira e dos músicos do Bando da Lua.

Conviveu em sua época com muitos de nossos Cancioneiros. Ele fez a voz de Zé Carioca, em muitos filmes com Carmem Miranda.

Walt Disney, trabalhou arduamente, enquanto na Terra, para enriquecer o mundo infantil, com a beleza e a harmonia.
Embora seus filmes trouxessem cenas, às vezes, de sofrimento e tristeza, o que lhe valeu algumas críticas, ressaltava a moral e a força do bem. Todos nós nos deliciamos ante a magia de seus filmes.
São notáveis os seus ensinamentos através de um mundo de encantamento e beleza, com o objetivo de alçar a alma da infância a vôos mais altos. Trabalhava a dualidade bem e mal sem tanta violência, que é tão comum nos desenhos animados atuais. Sua arte pairava acima do cotidiano terreno. Por tudo isso, é fácil entender que ele nos inspire, para dar o recado de seu amor, às crianças que foram a motivação de sua obra. Inspirou-nos a melodia Sorria Criança e um pensamento.

Após 15 anos, no dia 11 de setembro de 2005, sintonizei Walt Disney ao acordar. Passou-me então  uma belíssima melodia, não gravada ainda, cuja letra dizia:

UNIDADE

Se você quiser entender
O mistério da vida
Se você quiser conhecer
E viver liberdade
É preciso estar liberto
Do mundo exterior.
É preciso reconhecer
O mundo interior.
Se você, quer parar de sofrer
E ter felicidade
É preciso saber caminhar
No rumo da verdade

E nunca a encontrará
Na dualidade
Ela é o tesouro que está
Na divina unidade.
Volte ao centro
Que Deus está dentro.
Sua presença, é natural
Firme nele o pensamento
É consciência espiritual
Com amor, com discernimento
Faça dele, o seu ideal.


Walt Disney por Marisa Cajado, 11/09/05 9:50


BIOGRAFIA DE WALT DISNEY

Walt Disney ocupa um lugar de suma importância na História do Cinema. O desenho animado não seria o que é hoje sem a sua inventiva.
Mas ele não ficou só nessa área. Como produtor, foi o responsável por inúmeros longas-metragens.
No total, a sua filmografia tem mais de 600 títulos.
E na sua longa e reverenciada carreira, entre inúmeros prêmios, ele foi o recordista do Oscar: 32 estatuetas. Para enfrentar os prejuízos causados por outros, ele inventou um personagem que seria o primeiro de seus grandes sucessos por muitos anos: Mickey Mouse.Ele tinha intuição e, em 1928, percebendo a importância e as imensas possibilidades que se abriam com o cinema sonoro, fez o terceiro  desenho de Mickey.
Mas um dos marcos de sua vida foi ter criado a Disneylândia nos anos 50. O império continua e adaptado aos novos tempos. Anticomunista ferrenho e conservador em sua visão de vida, Walt Disney talvez hesitasse em algumas das modificações ocorridas. Ele era um homem avançado para a sua época e deixou marcada a sua presença no século XX.


Siga a flecha para mudar de página

 

Imagem: Tela Marisa Cajado

 

 

Livro de Visitas

Clique na clave de sol

 

 

©  Copyright 2002 e 2003  Marisa Cajado  -  Todos os direitos reservados*

*É expressamente proibida, por lei, a divulgação desta página em outro site ou qualquer outro modo de veiculação  sem a autorização expressa dos autores ou dos detentores de copyright do texto, das imagens,

dos arquivos de som, da formatação e dos demais elementos que compõem a página.

 

Direitos autorais protegidos pela lei 9.610/98.