CANCIONEIROS, PORTUGAL E  BRASIL

Brasil e Portugal sempre estiveram unidos no compromisso maior.

O livro Brasil Coração do Mundo e Pátria do Evangelho de Humberto de Campos psicografado po Chico Xavier, relata um diálogo de Jesus com o espírito Helil, após ter o Mestre examinado as condições em que viviam os povos do oriente e do ocidente, no velho mundo, decidindo criar um novo ponto de luz para redenção da Terra.

"- Helil - pergunta ele - onde fica, nestas terras novas, o recanto planetário do qual se enxerga, no infinito, o símbolo da redenção humana?

- Esse lugar de doces encantos, Mestre, de onde se vêem, no mundo, as homenagens dos céus aos vossos martírios na Terra, fica mais para o sul.

E, quando no seio da paisagem repleta de aromas e de melodias, contemplavam as almas santificadas dos orbes felizes, na presença do Cordeiro, as maravilhas daquela terra nova, que seria mais tarde o Brasil, desenhou-se no firmamento, formado de estrelas rutilantes, no jardim das constelações de Deus, o mais imponente de todos os símbolos.

Mãos erguidas para o Alto, como se invocasse a bênção de seu Pai para todos os elementos daquele solo extraordinário e opulento, exclama então Jesus:

- Para esta terra maravilhosa e bendita será transplantada a árvore do meu Evangelho de piedade e de amor. No seu solo dadivoso e fertilíssimo, todos os povos da Terra aprenderão a lei da fraternidade universal. Sob estes céus serão entoados os hosanas mais ternos à misericórdia do Pai Celestial. Tu, Hélil, te corporificarás na Terra, no seio do povo mais pobre e mais trabalhador do Ocidente; instituirás um roteiro de coragem, para que sejam transpostas as imensidades desses oceanos perigosos e solitários, que separam o velho do novo mundo. Instalaremos aqui uma tenda de trabalho para a nação mais humilde da Europa, glorificando os seus esforços na oficina de Deus. Aproveitaremos o elemento simples de bondade, o coração fraternal dos habitantes destas terras novas, e, mais tarde, ordenarei a reencarnação de muitos Espíritos já purificados no sentimento da humildade e da mansidão, entre as raças oprimidas e sofredoras das regiões africanas, para formarmos o pedestal de solidariedade do povo fraterno que aqui florescerá, no futuro, a fim de exaltar o meu Evangelho, nos séculos gloriosos do porvir. Aqui, Helil, sob a luz misericordiosa das estrelas da cruz, ficará localizado o coração do mundo!

Consoante a vontade piedosa do Senhor, todas as suas ordens foram cumpridas integralmente.

Daí a alguns anos, o seu mensageiro se estabelecia na Terra, em 1394, como filho de D. João I e de D. Filipa de Lencastre, e foi o heróico Infante de Sagres, que operou a renovação das energias portuguesas, expandindo as suas possibilidades realizadoras para além dos mares. "

Do Brasil Coração do Mundo e Pátria do Evangelho

TUDO TEM RAZÃO DE SER.   NADA SEM SER, TEM RAZÃO.

Confúcio por Marisa Cajado

Foto: coleção Terra Brasilis vol. I - capa

Erguida numa suave colina do bairro de Belém, em Lisboa, Portugal, a Ermida de São Jerônimo foi mandada construir pelo Infante D. Henrique e entregue por ele aos freis do Convento de Tomar _ ligados à ordem de Cristo _ para que eles abençoassem a partida das expedições marítimas.
O infante D. Henrique era um herdeiro dos cavaleiros templários e a Ordem de Cristo, fundada em 1317 pelo Rei D. Dinis e que foi a sucessora dos mesmos. Por este motivo, a cruz templária está estampada nas velas das caravelas.


Segundo o historiador, Vitor Manuel Adrião, de Portugal, no seu livro “As forças Secretas da civilização” da Editora Madras, no capítulo em relação ao Brasil:
“Poderá, mas não deverá, parecer estranho constando de Portugalidade um capítulo sobre o Brasil. O fato é que, no destino espiritual, incluso material, imediato do Mundo, essa alma Gêmea da nossa, logo a par de Portugal, terá papel destacado na Civilização humana, pelo que, afiro sinopticamente a bandeira e Brasão d’Armas do Brasil, dando a conhecer um pouco mais da historiografia esotérica desse País enorme, maior que a Europa, à luz de seu Pavilhão Pátrio. É estudo que enceto com grande satisfação por boa parte do meu coração ser “ verde e amarelo”, em sua intimidade com essa grande nação abençoada por Deus e pela Lusitanidade iniciada. Para muitas das mais conceituadas personalidades do Mundo, não restam dúvidas quanto aos imediatos destinos superiores destinados ao Brasil. Por exemplo, o Mahatma Gandhi, num dos seus jejuns, teve uma visão com um grande pólo espiritualista localizado no Planalto central do Brasil. Dom Bosco e José Bonifácio também sonharam com esse evento.

O presidente da República, Getúlio Vargas, em 1945, ao prefaciar um livro sobre uma expedição ao Roncador-Xingu, teve ocasião de dizer: “Xavantina está destinada a construir uma Nova Civilização...” Palavras que foram ao encontro àquelas outras do grande etnólogo mexicano, José de Vasconcelos: “É dentre as bacias do Amazonas e do prata que sairá a Raça Cósmica, realizando a Concórdia Universal, por ser filha das dores e das esperanças de toda  humanidade”.
... Sim , predestinação grandiosa ao Brasil, que já em Setecentos, Pedro de Mariz chamava de Nova Lusitânia, e tudo em conformidade `a mais que significativa Rota Sudoeste.

 Liv- Viagem do descobrimento Eduardo Buenop.15 Edit.Objetiva

Em  setembro de 1993, estava no hospital Sírio Libanês em São Paulo, acompanhando minha filha numa cirurgia para retirar a vesícula. Em minha mente, começou a surgir uma melodia e comecei a cantar, apesar dos protestos de Emiliana, que se queixava de muitas dores. Utilizei gravador .

Era um fado e quem enviava era Maria Severa. A mesma canção, intitulava-se a melodia. Não conhecia esta compositora. Mais tarde vim a saber, que foi a fadista primeira em Portugal.

Alguns dias após, passou-me o fado corridinho Brasil e Portugal, que ainda não possui a melodia gravada. Segue a letra

BRASIL E PORTUGAL

No fado e na canção
Do meu querido Portugal
Encontrei tanta lição
Entre o bem e o mal
Pense bem nesta verdade
Moçoila ou rapariga
Só quem vive caridade
Que aquí não compra briga.

ESTRIBILHO


Quem vive de cá e de lá
Fazendo sempre o bem
Nesta vida ou na de cá
Há de ser feliz também.


A missão deste Brasil
Iniciou por Portugal
Com Infante D. Henrique
E continuou Cabral
Portugal é a Terra Mãe
Do País do Evagelho
Pra trazer um mundo novo
A todo mundo velho


Maria Severa  -por Marisa Cajado
  Guarujá,28/09/93

Midi: Canoas do Tejo

Siga a flecha para mudar de página.

Livro de Visitas

Clique na clave de sol