Dolores Duran

1930 -1959

 

 

     Adiléa da Silva Rocha, ou a nossa Dolores Duran, foi, com certeza, uma das maiores representantes do samba-canção brasileiro. Começou a cantar muito cedo - seu primeiro prêmio foi aos seis anos de idade. Aos 15 seu pai morreu, e a menina Adiléa teve que sustentar sua família cantando, que é o que ela melhor sabia fazer.

     Autodidata, dominou o inglês, francês, italiano e espanhol ouvindo músicas, a ponto de Ella Fitzgerald lhe dizer que foi em sua voz a melhor interpretação que ela já havia ouvido de My Funny Valentine - um clássico da música norte-americana.

     Em 1957, aos 27 anos e recém separada de um casamento desastroso, Tom Jobim - então um estreante, mostrou-lhe uma composição feita em parceria com Vinícius de Moraes. Ao ouvir a melodia, Dolores pegou um lápis e escreveu "Por Causa de Você". Enviou um bilhete a Vinícius pedindo-lhe para concordar com a nova letra - e Vinícius preferiu a letra de Dolores.

     A partir daí compõs, nos seus últimos dois anos de vida, algumas das mais lindas, tristes e ternas músicas da MPB, como "Castigo", "A Noite do Meu Bem", "Olha o Tempo Passando" e "Estrada do Sol", entre outras tantas. Em 23 de outubro de 1959, com 29 anos, chegou em casa às 7:00 da manhã, e disse à sua empregada:

 

     - "Não me acorde. Estou cansada. Vou dormir até morrer".

 

     Agora, já refeita, inspirou-nos doze belíssimas composições.

       

 

 

 

Composições inéditas

inspiradas por Dolores Duran a Marisa Cajado:

 

A alegria vem

Caminhando

Como vai a tua paz?

Hoje

Esta força

Não tenhas medo de amar

Para um amor

Se procuras a paz

Tesouro perdido

Vem

Você e o tempo

Entendimento

* As músicas em bege ainda não estão prontas. Conforme forem sendo

formatadas, serão colocadas no ar, à disposição dos leitores e visitantes do site.

Créditos:

Imagem : Tela Marisa Cajado

 

Midi: "A noite do meu bem"

Arranjo : Sibelius

Livro de Visitas

Clique na clave de sol

         

 

©  Copyright 2002 e 2003  Marisa Cajado  -  Todos os direitos reservados*

*É expressamente proibida, por lei, a divulgação desta página em outro site ou qualquer outro modo de veiculação  sem a autorização expressa dos autores ou dos detentores de copyright do texto, das imagens, dos arquivos de som, da formatação e dos demais elementos que compõem a página.

 

Direitos autorais protegidos pela lei 9.610/98.