Chiquinha Gonzaga

1847 -1935

 

 

     Francisca Edwiges Neves Gonzaga, ou Chiquinha Gonzaga, como ficou conhecida, foi compositora, pianista e regente. Natural da cidade do Rio de Janeiro, nasceu e morreu na mesma cidade.

     Filha de uma família do Império, aos 11 anos compôs a sua primeira música. Casou-se aos 16 anos (5/11/1863) e, aos 18, mãe de quatro filhos (três com Jacinto Ribeiro do Amaral e uma filha com João Baptista de Carvalho), abandonou o marido (oficial da Marinha mercante), levando consigo o filho mais velho -João Gualberto. Passou a viver com um engenheiro de estradas de ferro, de quem também se separou logo depois.

     Enfrentando todos os preconceitos de seu tempo, Chiquinha foi a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil. Lecionava piano para poder sustentar seus filhos. Musicou aproximadamente 77 peças de teatro. Sua obra reúne composições nos mais variados gêneros: valsas, polcas, tangos, maxixes, lundus, fados, serenatas, músicas sacras, entre outras.

     Participou ativamente do movimento pela libertação dos escravos.

     Em 1998 a cantora Olívia Hime reuniu músicas esquecidas da compositora, convidou conceituados poetas para lhes fazer letra e gravou um CD pelo selo Quarup.

     Em janeiro de 1999, estreou na rede Globo de Televisão uma minissérie sobre a sua vida, interpretada pelas atrizes Regina e Gabriela Duarte, as quais interpretaram Chiquinha em várias fases de sua vida.
     Entre suas composições, destacam-se pela popularidade:
"Ó abre alas", "Atraente", "Faceiro", "Falena", "Gaúcho (Corta-jaca)", "Lua branca", "Casa de caboclo" - esta última em parceria com Luíz Peixoto.
 

       

 

 

 

Composições inéditas

inspiradas por Chiquinha Gonzaga a Marisa Cajado:

 

Alas abertas

Tempo trocado

Eu quero ver

Outono em primavera

Uma rosa com amor

 

 

* As músicas em bege ainda não estão prontas. Conforme forem sendo

formatadas, serão colocadas no ar, à disposição dos leitores e visitantes do site.

 

Créditos:

 

Imagem : Tela Marisa Cajado

 

Midi: "Lua Branca"

Arranjo : Sibelius

Livro de Visitas

Clique na clave de sol

 

         

 

©  Copyright 2002 e 2003  Marisa Cajado  -  Todos os direitos reservados*

*É expressamente proibida, por lei, a divulgação desta página em outro site ou qualquer outro modo de veiculação  sem a autorização expressa dos autores ou dos detentores de copyright do texto, das imagens, dos arquivos de som, da formatação e dos demais elementos que compõem a página.

 

Direitos autorais protegidos pela lei 9.610/98.