Carlos Gardel

1890 -1935

  

Compositor e cantor argentino de origem francesa. O maior expoente e divulgador do tango. Há diversas versões sobre sua vida, porém, a mais aceita é de que nasceu em Tolouse, na França. Sua mãe, uma lavadeira, teria imigrado para a Argentina em 1890, segundo essa versão.

     Gardel escondia sua origem para evitar convocação pelo exército Francês para a 1ª Guerra mundial (1914-1918). Teria conseguido naturalizar-se argentino em 1927, usando certidão falsa que atestava ter nascido em Tacuarembo, Uruguai. Gravou mais de 900 canções entre tangos e músicas folclóricas argentinas. Destacam-se entre suas interpretações mais famosas: "El dia que me quieras", "Mano a mano" e "Mi Buenos Aires querido". Foi também ator de cinema, tendo participado de mais de dez filmes, entre eles "Melodias de Arrabal" (1932) e "El dia em que me quieras" (1935). Foi uma das figuras mais populares do inicio das gravações fonográficas, vendendo milhares de discos na América latina. Faleceu em um acidente de avião.

     Inspirou-nos dois tangos sendo que um em castelhano, língua que não falo. Isto se deu por ocasião de minha ida à Argentina em 1994.  Além destes tangos, mais oito composições foram inspiradas por ele.

       

 

 

 

Composições inéditas

inspiradas por Carlos Gardel a Marisa Cajado

 

Mi Buenos Aires querido

Um tango diferente

* As músicas em bege ainda não estão prontas. Conforme forem sendo

formatadas, serão colocadas no ar, à disposição dos leitores e visitantes do site.

Créditos:

Imagem : Tela Marisa Cajado

 

Midi: " Caminito"

http://www.pcdon.com/Siboney-Caminito

 

 

Livro de Visitas

Clique na clave de sol

         

 

©  Copyright 2002 e 2003  Marisa Cajado  -  Todos os direitos reservados*

*É expressamente proibida, por lei, a divulgação desta página em outro site ou qualquer outro modo de veiculação  sem a autorização expressa dos autores ou dos detentores de copyright do texto, das imagens, dos arquivos de som, da formatação e dos demais elementos que compõem a página.

 

Direitos autorais protegidos pela lei 9.610/98.